terça-feira, 29 de julho de 2014

- Primeiros dias... -

Holaaa!
Gente do céu, to que não me aguento de dor! hahaha

Ontem, segunda-feira, começamos "as aulas". Na verdade essa semana não tem aulas, somente apresentação da faculdade, passeios turísticos, etc etc.
Nós moramos na Colonia Narvarte, e estamos a 15 minutos de distância da faculdade em metrobus. Metrobus é tipo um metrô só que é um bus. Sacaram?
É bem eficiente e tals, mas como vamos em horário de pico, tá sempre cheio.
Aqui eles usam um cartãozinho tipo Bilhete Único (paulistanos entenderão) pra pagar o metrobus. E só se paga com isso, não aceitam dinheiro. No metrô ainda dá pra você comprar um bilhete ou passar o cartão.


Você compra e recarrega em máquinas nas estações de Metrobus ou nas estações de metrô

Os ônibus RTP (que ainda não peguei) não dão troco, então você tem que dar o dinheiro certinho.
Os microbuses (vans que não são do governo) têm motoristas bem vida loka, já tive o prazer de andar neles hahahaha eles vão super ouvindo rádios e tals, dão troco e tudo, porém não têm muita noção de PRE-RI-GO!

Chegamos na faculdade (tem uma estação do metrobus que se chama "De La Salle" porque nós somos fynos e elegantes) e quando já estávamos todos, fizeram uma espécie de gincana com a gente.
Nos separaram em grupos (cada grupo era uma fruta, eu era do grupo Pera) e para conhecermos o câmpus, tínhamos que ir de uma faculdade a outra correndo, e fazer as atividades de cada parada. Entre passar laranja de um a outro com o pescoço sem usar as mãos, falar um travalínguas em um idioma que não fosse espanhol nem inglês, subir até o quinto andar da academia e tirar uma selfie, eram 2 da tarde e estávamos todos mortos.


Mexicanos, argentina, francês e brasileira: EQUIPO PERA! (Selfie no gym, todos mortos)

Chegamos ao final do "rally" e entramos num salão onde haviam mesas postas, com copos de água de sabor e umas comidas em cada prato. Ao que parece, era um croissant e um "mole". Não comi o croissant, mas pra mim o mole era tipo pão com carne louca. Sim, vou me detalhar bastante nas comidas porque é o mais legal daqui hahaha mentira.
Aí quando começaram a servir, vieram taquitos de carne de porco (pedi só um pro garçom e ele me disse: "uno no es ninguno", adorei), uns tacos de algo que não sei o que era, quesadillas mmmmmmmmm essas quesadillas... ai ai. Também veio champingnon recheado: eu tentei, mas não consegui ser feliz comendo aquilo e pensando que é um fungo.
Tomei água de jamaica, que visualmente parece groselha mas não tem gosto de nada...

De lá meus migos mexicanos e colombianos foram embora e eu tive que ficar pra fazer uma prova de espanhol, por "regulamento da faculdade" porque todo mundo que falava comigo elogiava meu espanhol hahaha e eu nem um pouco feliz né, imagina.

Fiz uma entrevista e a mulher me mandou fazer um teste pra nível B1. Fiquei meio brava porque afinal já tinha entregue o DELE B2, mas enfim... quando cheguei em casa o resultado já tinha saído e eu me livrei de ter que fazer um intensivo de espanhol durante essa semana hahaha.

Tive que voltar sozinha da faculdade e pasmem: não me perdi, não fui atropelada nem assaltada!

Cheguei em casa morrrrrrrrrrrrrrrta, tomei um banho, comi umas bolachas e fui dormir hehe.


Como boa brasileira, eu amo um brinde! Ganhei um squeeze de um litro, sacolinha com meu nome, tudo muito fofo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Terça-feira! Hoje tínhamos que estar um pouco mais cedo na faculdade, às 9 da manhã.
Deixei de ser burra e tomei café da manhã... pegamos o metrobus e: tivemos que descer uma estação antes, na Patriotismo, porque um metrobus quebrou justo na estação De La Salle. Pfff claro que sí.
Fomos andando e chegamos sem grandes problemas... hoje a nossa atividade da manhã era um passeio.
Minha primeira opção tinha sido o Palacio Nacional, mas me botaram na lista do Museo Dolores Olmedo... fazer o que! 
Eu super achando que a faculdade tinha ônibus, que nem a Unesp... nahhh fomos de metrôzão mesmo! Pelo menos os guías tinham tarjetas e pagaram nossas passagens, senão... hahahah
Da estação Patriotismo fomos até a estação Chabacano pela linha 9, de lá pegamos a linha 2 e fomos até Tasqueña. Lá pegamos o "tren ligero", passamos pelo Estádio Azteca, etc etc, descemos na estação La Noria e por fim, caminhamos um pouquinho e chegamos no Museu.


Esse museu, pelo que eu entendi, foi montado pela tal Dolores Olmedo, que foi amante de Diego Rivera. Justamente, aí estão grande parte das obras dele, de Frida Kahlo e de Angelina Beloff, primeira esposa do dito senhor. O lugar onde está o museu era uma fazenda e é tipo enooooooorme! Tem vários pavões que ficam soltos e cachorros da raça Xoloitzcuintles, que ao que parece eram de estimação e alimento dos astecas.

São como algumas casinhas separadas e em cada uma tem um tema: na primeira estão as obras de Diego Rivera... os painéis são fantásticos!
Na segunda, que é bem pequena, estão as obras de Frida Kahlo. Eu quase chorei, juro pra vocês, porque a história dela é super forte e cada quadro representa um momento marcante da vida dela, e a forma que ela se expressa é ao mesmo tempo sombria e meio mágica... sei lá.
Depois tem a parte de Arte Popular e eu também fiquei encantada. Aí estão peças de artesanato típico de cada região ou Estado do México... o que só me deixou com mais vontade de conhecer o país todo!

De lá voltamos pra Universidade e eu vim direto pra casa, porque já tava verde de fome. Os nego aqui comem super tarde, tipo, das 14h às 18h é hora de almoço... WHAT?
No caminho da estação do metrobus até em casa eu entrei por uma rua errada e descobri um restaurante de "comida corrida", que é tipo comida... comida.
Depois de chegar em casa e tomar uma água, fui lá ver qual era a boa e uma senhora super gente boa me atendeu. Eu disse que não era daqui e que queria pedir algo com menos picante, ela foi perguntando se eu queria tal e tal coisa e como não entendi algumas, fui falando que sim hahaha. Aí ela "sientate, te sirvo un vaso de água mientras esperas?" pq eu pedi pra viagem né, e tá bom, sentei esperando meu humilde copo de água e vem uma moça com uma jarra de suco de melancia e um copo. Ah, eu amo os mexicanos.
Água pra eles aqui é água de sabor, que é tipo um suco ralinho de fruta.
Meu pedido ficou pronto, paguei 40 pesos (tipo R$ 6,80) e saí com uma sacola gigante.
Cheguei em casa ansiosa pra ver o que eu ia comer e tcharannnn:


Salada, bananas com queijo, taco, abobrinha cozida, salsa verde, macarrão com creme, feijão, tortilhas, pão, um copo de água de melancia e pêssego em calda.

Óbvio não comi nem a metade e aliás, to indo lá esquentar minha comida que to com fome hahaha deixo aí umas fotos do museu :)








Um comentário:

  1. Nossa ! Se come muito bem aí ! Realmente o custo de vida e qualidade são melhores que aqui .
    Museu de Dolores ,Frida aaaaaaaaah *____* Tudo tão arborizado e bonito.
    Queria saber se aí ainda continuam os problemas (assalto,sequestro,etc..) ?
    Soube que na gestão do atual presidente diminuiu bastante e o centro da cidade está bem policiado .
    Cuidado com a água ,só tome água mineral comprada hein! hahah
    40 pesos (tipo R$ 6,80) tá barato assim ou o real voltou a ficar valorizado de novo ? hahahah Com salário mínimo aí eu sou rica ,né ! kk Beijos e continua postando que as fotos tão lindas . áh ,me desculpe o tamanho dos comentários ,mas eu falo demais ,aí já viu ,escrevo muito também ;)

    ResponderExcluir