sábado, 17 de maio de 2014

- CONAHEC: o programa -

Pra fazer um intercâmbio acadêmico, deve-se ir por um programa ah vá. Existem váááários programas e o mais comum que a gente ouve por aí é o Ciências Sem Fronteiras. É uma grande pena o México não estar incluso na lista de países do CSF :( (eu tive que ouvir muitas vezes "aah mas por que você não vai pelo CSF pra outro lugar?" ...)

Bem, dos outros programas que eu tenho conhecimento que fazem essa mobilidade Brasil-México, existem dois: o Bramex e o CONAHEC.

Do Bramex eu não posso falar muito, mas eles oferecem bolsa e isso sim é vantagem! Porém não é todo semestre que abrem edital não, às vezes nem abrem no ano. Pra Unesp acho que abriram umas duas vezes nos últimos anos...


Do CONAHEC eu já posso falar, porque é o programa pelo qual eu to indo!
Infelizmente, como nem tudo é perfeito, o conahec não oferece bolsa, então quem "aplica" pra ele tem que arcar com todas as despesas da viagem :( [vam vendê o carro, o corpo, o rim...]


CONAHEC - CONSÓRCIO PARA COLABORAÇÃO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA DO NORTE

O que eu acho mais dahora do CONAHEC é que, apesar de ser a princípio para colaboração entre Universidades da América do Norte, eles abrangem outros países. Tipo, na lista de instituições que podemos escolher estão:
2 Universidades no Canadá;
7 nos EUA;
42 no México (!!!!)
7 em outros países (Koreia [a república], Colombia, Espanha, Chile, Honduras e claro, Brasil)

Eu não saberia dizer pra vocês quantas vezes eu li os editais antigos desse programa no tempo em que eu não podia me inscrever pro intercâmbio...

Dos requerimentos pra application, por parte da Unesp era pedido: ter CR maior ou igual a 6,5 (uuuhhh por pouco!); ter cursado no mínimo 40% dos créditos (ou 50, sei lá, mudou várias vezes); ter conhecimento do idioma; ter condições de arcar com as despesas (cofcofcof); ter aptidões físicas e mentais plenas (???); apresentar relatório na volta.

Já os requerimentos do edital do programa eram os seguintes:
- Carta de Motivação no idioma da Universidade de Destino;
- Cópia de passaporte ou comprovante de solicitação;
- Declaração de capacidade de arcar com as despesas financeiras...;
- Histórico Escolar traduzido para o idioma da Universidade de Destino;
- Curriculum vitae e cópia traduzido para o idioma da Univ...;
- Ficha de inscrição preenchida;
- Comprovante de proficiência intermediário no idioma da Un...

Aí vão algumas dicas:
A carta de motivação deve ser muito sucinta! Eu não sei se formalmente tem tamanho específico, mas a universidade que eu escolhi pedia que tivesse no máximo MEIA PÁGINA. Isso, aproximadamente 15 linhas. Foi um horror escrever tão pouquinho! Logo eu que quando começo não paro mais... mas consegui e até que ficou boa!
A declaração de capacidade de arcar com as despesas é de boa, nada mais é do que um documento que seus pais ou responsáveis devem assinar assegurando que arcarão com suas despesas. Além de assinado, tem que levar no cartório pra reconhecimento da firma e só aí ele tem validade.
O Curriculum vitae, pra nós estudantes, é um sacrifício fazer, porque não tem nada pra colocar nas experiências anteriores e tals (apesar de que eu coloquei que dei aula do Yázigi, to nem aí), mas você deve colocar os cursos de aperfeiçoamento que já fez na sua área, evento acadêmicos, estágios, essas coisas.
O comprovante de proficiência... e aí?
Eu fiquei morrendo de medo, porque aquele documento que o Cervantes me disponibilizou dizia bem claro "não é válido como diploma, é somente informativo" e eu fiquei muuuito tensa achando que não iam aceitá-lo... mas daí o rapaz aqui da unesp falou que valia sim, porque depois eles acessavam o sistema pra ver se era verdadeiro e tudo certo :)

AAAAAAAAAHH, uma coisa que eu achei belezinha do CONAHEC é o feedback que eles dão.
Assim que minha documentação foi enviada, eu recebi um email confirmando minha inscrição no programa. Quando, pelo programa, fui aprovada, recebi outro email com uma "atualização do meu status", super fofos!

Tendo todos esses documentos em mãos, entreguei na data do período de inscrição mas depois veio a documentação que a Universidade pedia... próximo post :P

Ps: se houver alguém algum dia na vida interessado em modelos desses documentos ou algo assim, pode falar que eu arranjo, fiquei "craque" nas burocracias tudo! hahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário