segunda-feira, 26 de maio de 2014

- Universidad La Salle -

Hola mi gente!

O que falar dessa Universidade que eu mal conheço e já considero pakas??

Bom, como vocês viram, o Universo conspirou para que eu chegasse até a ULSA Mx... ou não?
Eu acredito que sim!

A verdade é que eu me encantei com ela desde que meu email solicitando informações foi respondido da maneira mais simpática possível. Apesar de querer estudar em uma universidade pública, por causa do prestígio que só por ser pública já tem (e todo o preconceito para com universidades privadas que nós [e eu me incluo nessa lista] temos dentro de uma pública...), superei esse fato e já vesti a camisa!

Mas então, qual é a boa dessa Universidad La Salle?

É uma Universidade privada e cristã, sendo parte da Comunidade Educativa de los Hermanos de las Escuelas Cristianas, fundada por São João Batista De La Salle, padroeiro dos educadores.



Eu não sei se é de praxe mas o que me deixou mais feliz de ter escolhido essa Universidade é que eu não terei que pagar nem matrícula nem mensalidade hehehe. Só uma "taxa de intercâmbio" de 2000 pesos mexicanos, o que dá aproximadamente R$ 345,00. Maas, dos males o menor, né?

Lá no México pouquíssimas Universidades oferecem o curso de "Ciencias Biomédicas", que seria o mesmo que o meu aqui no Brasil, então tive que optar por estudar matérias do curso de "Químico Farmacéutico Biólogo", cujo currículo é praticamente igual ao de Biomedicina. Confesso que tive algumas dificuldades com o vocabulário, porque...
(Português = Espanhol)
matéria = curso
curso = licenciatura
ensino médio = bachillerato
Mas eu amo os "falsos amigos" (ou falsos cognatos, como queiram) e depois de me acostumar com eles a comunicação ficou mais fácil hahaha.

Um ponto que eu achei engraçado, foi que durante esse processo de envio de documentos, solicitação de informações sobre as matérias, etc. eu tive que enviar alguns emails para a senhora Elvira (que eu carinhosamente apelidei de Dona Elvira), que é a coordenadora de intercâmbio da ULSA Mx. E nessa ida e vinda de emails, eu enviava em Espanhol, ela me respondia em Inglês, eu enviava em Inglês, ela me respondia em Espanhol. Trágico seria se eu não falasse inglês, no entanto foi cômico. 

No guia de application eles aconselham o aluno a se inscrever em no mínimo 4 'cursos' e no máximo 9. Como eu sou meio lentinha no aprendizado e não quero me ferrar lá, escolhi 4 matérias. E olha, foi difícil porque pela semelhança dos currículos, eu praticamente já tinha feito todas as matérias da graduação deles. Então optei por:
- Química Criminalística (basicamente o foco dos estudos)
- Tecnología de Cosméticos
- Desarrollo de Medicamentos
- Fe Religiosa y Mundo Actual 
Todas parecem ser bem legais, porque envolvem coisas que eu gosto tipo microbiologia, farmacologia, legislação, fé... :D

Outro ponto que me chamou muito a atenção e que eu DEVO mencionar é o tratamento humano da dona Elvira com os intercambistas. Quando ela mandou o primeiro email de "aceitação", ela já nos mandou um link para o site da ULSA, numa seção de 'alunos admitidos', onde encontramos diversas informações SUPER organizadas, tipo documentação pra ser entregue na chegada, como e onde se hospedar, etc. Também nessa página há um guia em pdf que eu baixei e é (liiiiiiiiindo) bem útil, contém informações sobre a cidade, o bairro (Condesa), a comida, a moeda, bancos, lugares para visitar, vestimenta apropriada (na faculdade não se admite o uso shorts nem bermudas, e os caras não podem usar brinco oee), o clima, enfim, tudo o que alguém como eu poderia ter dúvidas. Também tem uma mapa da universidade com a localização de todas as faculdades, bancos, restaurantes (subway ♥) e coisas do tipo.



No email, a senhora frisou que deveríamos adicioná-la no Facebook. Ela criou um grupo onde adicionou todos os alunos admitidos e vai postando as informações necessárias... sério, eu achei isso INCRÍVEL! Até um guia sobre "o que colocar na mala" ela postou! Nunca ouvi falar de algo assim partindo da própria Universidade! É uma acolhida realmente humana. Curti demais!

As aulas se iniciam em 03 de Agosto, mas nós devemos estar na Universidade dia 28 de Julho, para a Semana de Orientación obrigatória. Pelo que andei pesquisando, parece que além de palestras sobre a faculdade, os cursos, matrícula efetiva nas matérias, etc, até tour pelo Centro Histórico da Cidade tem! E se isso for verdade, meus queridos, JÁ TO PIRANDO!

Ah sim, uma informação que eu tive aí que ainda não confirmei se é verídica é que matérias do quinto período em diante são ministradas à tarde. Como as que eu escolhi são do 6º e 9º período, significa que estudarei à tarde. Isso me deixou meio na bad porque se fosse de manhã, eu teria a tarde e a noite emendadas pra sair, conhecer a cidade, estudar, enfim... só que estudar à tarde eu já prevejo que acordarei tarde e vou perder as manhãs. Oh céus, tá fácil não me acostumar com a ideia. De todos modos, já é uma vantagem não ser curso integral que nem o que eu faço aqui na Unesp, chega de entrar às 08:00 e sair às 18:00!

PS: Eu precisava dizer que to a-pai-xo-na-da por essa biblioteca pelo simples fato de que tem puffs ali atrás. Não esquecendo que sonolência é meu estado natural, claro.


---




Eso es todo, muchachos! Vamo que vamo esperar essa greve passar e rezar pra dar tudo certo com a viagem! No te rindas nunca, siempre alza la voz! :)



Um comentário:

  1. Boa noite Sarah, estou muito interessada em fazer um intercambio no México tbm, mas minha universidade não me da suporte para isso, então vou tentar um por conta própria. Também me interessei pelas mesmas Universidades que você. Por favor, você não poderia me passar o email da 'Dona' Elvira? (maira.jpsilva@gmail.com)
    Obrigado :)

    ResponderExcluir