sexta-feira, 16 de maio de 2014

- A Saga do Intercâmbio, Parte III -

Muy bien, sobrevivi ao segundo ano e ao exame de Espanhol, chegamos em 2014!

O Instituto Cervantes dá um prazo de até 3 meses a partir da data do exame para a publicação, no site, das notas. Ok, then. Claro que eu com toda essa minha ansiedade intrínseca já pensei que três meses a partir de novembro daria em fevereiro e não daria tempo de eu me inscrever no intercâmbio e blablabla, aquele drama todo que só eu sei fazer...

Acontece que em Janeiro eu acessava o site e a única coisa que aparecia na aba "Resultados" era "Ciência Sem Fronteiras 2014" só que na minha cabeça o resultado de quem ia pro CSF tinha saído antes ou sei lá...

As inscrições pro programa de intercâmbio pro México abriram e eu ainda não tinha o bendito resultado.
Corri atrás de toda a documentação e, por fim, só faltava o bendito resultado.

Mandei email pro Cervantes e me disseram que TODOS os resultados da convocatória de novembro estavam na aba do CSF (há mais de um mês disponível) mas que o certificado por si próprio tinha um prazo de UM ANO pra chegar em casa. Que bom.

Entrei toda nervosa no site pra ver o resultado e.. tcharaammmm

Conseguiiiii!!! Sim, eu sei falar em Espanhol! hahaha - e meu choro nem atrapalhou mesmo -

Agora sim, toda a documentação em mãos #partiu #inscrição

Não, pera. Eu precisava do meu Histórico Escolar traduzido. Só que a Unesp, por não ter um tradutor oficial, não pode emitir nenhum documento em outro idioma e eu precisava dele em Espanhol.

Eu tinha duas opções:
a) arranjar um tradutor juramentado e morrer com ~R$ 200,00 e rezar pra dar tempo ou
b) arranjar os esquemas e mandar minha própria tradução, assinada pelo coordenador do curso


Como eu já desconfiava que ia dar b.o. já tinha começado a traduzir, então essa parte foi de boas. O problema foi encontrar o professor coordenador do curso pra ele assinar. Como eu corri atrás desse homi! Senhor! Voltei pra Botucatu antes do começo das aulas só pra resolver tudo isso, na maior correria, porque faltava 1 semana pra terminar o prazo de inscrições do programa.
Quando consegui por fim encontrar o prof, ele assinou e me mandou pensar em um professor pra ser o meu tutor (só depois eu descobri que se eu não arranjasse um, ele que teria que ser meu tutor, por isso que rapidinho se livrou da treta hahaha).

O resto não foi tão difícil, entreguei a papelada no órgão competente da faculdade e pronto.

Daí o cara responsável dos intercâmbios da Unesp lá de São Paulo mandou os documentos pra Dona Elvira. Dona Elvira é a responsável dos intercâmbios da Universidad La Salle. 
Dona Elvira respondeu mandando a gente assinar a ficha de inscrição da Universidade, mas aqui ninguém sabia quem tinha que assinar (lembrem-se que não podem assinar documentos em outros idiomas...) e também mandou eu trocar uma matéria que eu tinha solicitado porque ela não seria oferecida no semestre de outono.


Ok, tínhamos até 15 de Maio pra enviar esse documento assinado e ainda estávamos em março.

Então descobrimos que minha ficha de inscrição só poderia ser assinada depois que o Conselho de Curso aprovasse: meu plano de estudos, minha solicitação por um tutor, minha solicitação de afastamento pra mobilidade acadêmica. Bacana, daora.

Preenchi todos esses papéis, refiz meu plano de estudos, pedi pro meu orientador ser meu tutor (e ele lindamente aceitou <3). Submeti a papelada pro Conselho. Agora era esperar mais um mês para a próxima reunião do CONBIOMED e subsequente aprovação (ou não) de tudo isso.

Espera, espera, espera...

Três semanas depois eu recebo por email a ficha de inscrição assinada. HELL YEAH! Só que eu não podia mandar pra Dona Elvira, porque o contato não pode ser feito pelo aluno, somente entre representantes das universidades. Encaminhei pro moço da Unesp de SP e ele mandou. 

AÍ SIM!

Uma semana depois recebi um email que gelou tudo, inclusive fechou meu esfíncter anal if you know what I mean. O título do email era "Bienvenidos a Universidad La Salle". Quase morri. Mas abri o email e vi que era tipo um "ok, já temos sua documentação" manja? Não sei, fiquei super feliz com o email mas sabia que só poderia ter certeza de ter conseguido quando recebesse a carta de aprovação.

Carta esta que chegou dois dias depois. Assim linda. Simples. Direta.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Eu tava sozinha em casa. Primeiro soltei gritos sem som, pseudo chorei. Ajoelhei em frente ao meu altarzinho e agradeci, agradeci, agradeci. Só Deus sabe tudo o que eu sofri por frustrações, medos e ansiedades para poder receber essa alegria. Nenhuma luta é perdida, amigos. Quando algo tem que acontecer, VAI acontecer! E se você tiver fé, não tenha medo porque com fé tudo se pode.
E olha, independente da sua crença, se você acredita em Deus ou não, se tem religião ou não: tenha fé. Fé no que quiser acreditar, mas tenha, porque é ela que te dá as forças necessária pra correr atrás do que você quer.

Liguei o Skype só pra falar com a Bruna, amiga minha, e mano, ELA COMEÇOU A CHORAR!!! Sério, achei muito fofo, foi lindo. Nem eu tinha me emocionado tanto hahaha BRUNÃO, AMO VOCÊ, OBRIGADA POR TUDO! (Pena que eu perdi o print da louca chorando :/)

Eu, particularmente, entreguei esse meu sonho (e a minha felicidade relacionada) nas mãos de Deus, e não perdi a fé em nenhum momento. Só que estava preparada pra receber a aceitação ou a recusa. Eu sabia que era um tiro no escuro, que ok, dependia de mim e minha parte eu tinha feito, o melhor que pude. Agora já não cabia a mim. Só de ter chegado até aqui eu já me sentia muito abençoada! E sempre, sempre dizia "Deus, por favor, me permita realizar meu sonho SE FOR PRA MINHA FELICIDADE, PRO MEU BEM. E sobretudo, se for a tua vontade!" E talvez seja por isso que eu sempre tive os pés no chão de que poderia ou não ser aceita, e se não fosse eu ficaria triste sim, mas saberia que nesse momento seria o melhor pra mim. Acho também que é por isso que eu to tão segura de que tudo vai dar certo e de que lá eu vou viver os melhores momentos da minha vida!

Porque apesar de ter chegado até aqui, ainda tenho um longo caminho de dois meses pela frente e nele está uma linda greve.

Sim, hoje os servidores da Unesp deliberaram por paralisação no câmpus na quarta-feira. E é bem possível que os docentes apoiem. E os alunos também. E que então haja uma greve geral. 
Se houver greve, há grandes chances de eu não poder viajar, mas não sei, tenho que ver direito como proceder. 


Vêem? Nenhuma luta está ganha. Sempre pode acontecer algo pra atrapalhar os planos e cabe a nós acreditar que tudo vai dar certo e correr atrás pra que dê mesmo!

Enquanto isso, a comer tacos na Feira das Nações da APAE daqui de Botucatu (pra ir me acostumando né)!

Perdi a vergonha e quando vi essa bandeira, pirei. 

3 comentários:

  1. Mulher chorei lendo seu texto . Eu tbm sou Bruna e sei que nada na vida é coincidência . Sempre que eu procuro algo relacionado ao México ,caio em blogs legais e com pessoas mega simpáticas .
    Realmente quando se tem fé ,tem tudo . Eu sonho em fazer intercâmbio pra lá tbm pq sou da área da saúde e adorei suas dicas,apesar que vai demorar ainda uns anos pra eu viajar ! hahahah
    Que você tenha muito sucesso e sempre que puder virei aqui . Parabéns 0/ .

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Bruna!
    Todas as Brunas são lindas <3 hahahaha
    Vou torcer por você, pra dar tudo certo! O que você estuda?
    Tamo junto menina, o que precisar (se eu puder ajudar) pode contar comigo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo linda ! hahahah
    Eu tenho uma história complicada ,mas vamos lá :
    Fiz téc de enfermagem ,terminei esse ano meu curso de instrumentadora cirúrgica ,já cursei 2 períodos de enfermagem na Uerj -Rio (tranquei) ,mas meu sonho é ser médica e também fazer publicidade (no caso,pra ganhar dinheiro hahah) . Então a saga de vestibular ainda continua .
    Daí eu vi que a La Salle também tem áreas biológicas ,e tava pensando em terminar enfermagem em alguma faculdade de SP (pq o México reconhece mais essas ) e depois tentar o intercâmbio. Mas a pessoa aqui é louca e tenta fazer tudo junto ! UAHSUASHAUSHS
    Uma pena que o CSF não tenha parceria com o México =/
    Mas não podemos desistir ,né !
    Se queremos ver Deus ,temos que morrer ! =)
    Eu queria saber dos custos de viagens ? Vc ficou na casa de um amigo ? no total vc juntou quanto pra ficar aí um semestre inteiro ? E sobre o visto ,pelo que você escreveu não é tão complicado assim . Obrigada Sarah ♥

    ResponderExcluir