domingo, 18 de maio de 2014

- A Escolha da Universidade -


Sei que to postando muito seguidamente, mas tenho que aproveitar o tempo livre porque logo logo voltam as provas e só por Deus as próximas semanas! #chega #queromeformar

Hoje vim falar um pouco sobre o processo de escolha da Universidade...

Eu vou ser sincera com vocês: a Universidad La Salle não era minha primeira opção.
Por muuito tempo eu criei ilusões de ir estudar na UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México), que é tipo uma USP de lá. Porém, quando fui buscar informações sobre mobilidade acadêmica, descobri um pequeno detalhe: o curso que eu faria lá, também "Ciencias Biomédicas" é oferecido pela faculdade de medicina, e a mesma requer que os alunos "aplicantes" tenham média mínima de 8,5. Impossível né, ninguém tem essa média! Pfff



Campus da UNAM. O bagulho é gigantesco!


Fiquei chateada por um bom tempo, porque a UNAM é tipo a melhor universidade do México, e eu queria ir pra melhor, é claro.
Um belo dia estava eu, estudante pobre, no ponto de ônibus esperando pra ir pra faculdade quando surge um moço, que sempre ia pro mesmo ponto que eu. Só que nesse dia havia algo diferente. Nesse dia o moço estava com uma camiseta nada mais nada menos que da UNAM.

Quem me conhece sabe o quão tímida e bicho do mato eu sou... mas nesse dia eu não pude deixar de puxar assunto com ele (até porque ele é super bonitinho e namora também). Puxei papo com ele e tals e ele disse que fazia mestrado em agronomia e que tinha ido pra lá porque a orientadora dele tinha contatos. Segundo ele, o jardim botânico da UNAM é do tamanho do câmpus inteiro da Unesp aqui em Botucatu, e que o lugar é maravilhoso! Que a cidade do México é perfeita, que ele ama o Brasil porque é a casa dele, mas que com certeza ele moraria lá.
Nem preciso dizer que aquela conversa encheu meu coraçãozinho né?
Ah sim, eu também queria muito ir pra UNAM por causa dos PUMAS!! Pumas é um dos times de futebol mais conhecidos do México, e eu sempre tive uma empatia por ele, assim como pelo Chivas Guadalajara (é, é como torcer pra Corinthians e Palmeiras ao mesmo tempo, mas e daí? AQUI É CORINTHIANS, MANO!)

Bom, depois da desilusão de não poder ir pra UNAM, aconteceu outra coisa weird na minha vida:

No Dia do Biomédico (20 de Novembro, não se esqueçam ♥) de 2012 tivemos uma palestra sobre neurobiologia do sono com a Dr. Monica Levy. Basicamente a mulher é perfeita (procurem o Lattes dela e verão que ela não é só magra, loira, alta e rica...). Aliás ela é veterana nossa e tem o maior orgulho de falar que fez Unesp Botucatu! Bom, todos os alunos nos encantamos por ela e tals... aí ela solta um "Ai, não vim pro ENBM esse ano porque estava no México e o avião atrasou!!!" Já fiquei atenta, claro.

Já em 2013, a moça veio pro Encontro Nacional de Biomedicina (evento organizado pelos alunos daqui, que abrange o país inteiro) e deu uns livros dela (cofcof ela tem livro publicado cofcof) pra serem sorteados entre os alunos que trabalharam no evento. Eu não queria nem olhar pra'quele livro porque é sobre Ética na Experimentação Animal e olha, de experimentação animal eu passo loonge e correndo! SÓ QUE adivinhem quem ganhou o livro no sorteio. Euzinha.

Eu e a La Bamba lindas no poster do ENBM ha-ha-ha

Folheando o livro, dei uma olhada nos colaboradores do livro y que? Quase todos eram do México!!!

Mas as coincidências não param por aí. Na disciplina de Fisiologia, nós tínhamos que fazer um seminário integrando todos os blocos da fisiologia humana, e os grupos a gente não podia escolher, era por ordem de chamada. No dia de escolher o tema, um menino do meu grupo perguntou se todos concordavam em falar sobre Sono e como eu não tava ligando muito pro tema, concordei. Nesse trabalho, a cada apresentação de seminário, um doutor no assunto era convidado a dar uma palestra sobre o tema do grupo.
HÁ, ADIVINHEM QUEM A PROFESSORA CONVIDOU PRA FALAR SOBRE SONO?
A rainha do sono, Dr. Monica. PÁRA TUDO, ELA IA VIR PRA BOTUCATU PRA VER MEU SEMINÁRIO GENTE, QUE ISSO!!

Depois de nós apresentarmos nosso seminário, ela deu uma pequena aula-complemento sobre nosso tema (e foi o máximo) e no final, minha sala (simpática e amada) começou a discutir sobre qualquer coisa com a professora (e a mulher ainda tava na sala, que vergonha!!). Só que aquela era minha chance!
Cheguei de fininho e foi mais ou menos assim:
- Oi Monica, tudo bem? Eu ganhei seu livro no ENBM e vi que você trabalhou com muita gente do México... eu to querendo fazer intercâmbio pra lá, o que você acha?
- EU AMO O MÉXICO!!! O pessoal lá é super receptivo! É uma delícia ir pra lá!! Olha, fala com aquela mocinha ali -apontou pra uma moça que tava no fundo da sala- é a Tati, ela trabalha com o pessoal de lá!
Só que a mocinha tava saindo da sala, daí ela me deu um papelzinho com o email da moça e tals.

O grupo e a Monica. Claro que eu saí toda especial, praticamente caindo.

Mandei email pra moça e até que trocamos alguns emails, ela me deu alguns nomes de professores que trabalham com comportamento animal e tals... fiquei meio assim, feliz pelos contatos, mas chateada porque né, comportamento animal...
Bom, de qualquer forma, mandei email pra todos os contatos que ela passou. E ninguém respondeu.
Só que todos os professores lá eram do IPN (Instituto Politécnico Nacional) - outra Universidade TOP do México. Aí animei em ir pra lá... até ver que o CONAHEC não abrangia o IPN.
Fiquei chateada de novo.

Quando as inscrições pro programa de intercâmbio abriram, eu surtei. Aliás, foi no dia do meu aniversário. Chorei tanto, mas tanto, mas tanto... por que? Ora, porque com a minha média eu não seria aceita em nenhuma universidade!
Depois de cortar o bolo com a cara inchada de tanto chorar, abri de novo o edital do CONAHEC e procurei o site de TODAS as Universidades mexicanas que estavam lá. Sim, das 42. E daí? eu tava de férias!

A cara da alegria na hora do parabéns. Só que não.

De todas, 2 me chamaram a atenção: a Universidad La Salle (ULSA) e a Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP). Na verdade tinha mais uma, mas eu não lembro qual era.

É claro que as duas me chamaram a atenção porque nenhuma delas requeria média mínima pra aceitar
aluno de intercâmbio, basicamente era o que eu precisava.

Aí me bateu a dúvida: qual escolher?
Fui fazendo listinha de pontos positivos e negativos.
A BUAP fica no interior, mas é pública. Eu levaria umas duas horas pra chegar no DF pra fazer qualquer coisa.
A ULSA fica no DF, em um dos melhores bairros de lá. Só que é particular. Mas aluno intercambista não paga nem matrícula nem mensalidade. E tem bastante nome. E parece ser muito boa. 

Mandei email pras duas, solicitando informações sobre a mobilidade acadêmica e só a ULSA me respondeu. 

Aí depois de muito pensar e refletir, me decidi pela ULSA mesmo.
E sabem, talvez todos os empecilhos acima existiram justamente pra me fazer optar pela ULSA.
Nem fui pra lá e já to apaixonada pela universidade!
Próximo post vai ser pra falar só dela ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário