terça-feira, 13 de maio de 2014

- A Saga do Intercâmbio, Parte II -

Okay, saímos do primeiro ano da faculdade e #partiu #segundo

QUE ANO FOI ESSE? Pelo amor do Santo Cristo!

Logo no começo do ano, nas férias de janeiro, estava eu linda em Minas Gerais (cuidando dessa coisa mais cute cute http://instagram.com/p/U39fQfpvMz/ ) quando entrei no SISGRAD pra fazer a rematrícula e vi que tinha edital do CONAHEC aberto pra intercâmbio. CONAHEC faz intercâmbio para universidades da América do Norte e algumas outras por aí, mas posteriormente falarei com detalhes... logo me animei né, já queria louca me inscrever e tals, aí fui ler a Resolução e PÃ, descobri que não podia porque era requerido que os alunos tivessem cursado no mínimo 50% da carga horária total pra poder viajar... é, não foi dessa vez maaaaaaaaaaas eu já fiquei esperta com a documentação... já aproveitei as férias de janeiro e fui toda pimposa tirar meu passaporte (ói que lindeza http://instagram.com/p/UXhn7bJvKO/)

Primeiro semestre passou com grandes traumas (saidemimneurobiologia) e adivinhem? Com uma ma-ra-vi-lho-sa greve! Sim, isso foi irônico. A galera resolve fazer greve em meados de maio/junho só pra f#$%$@ de vez com o calendário. Tá que o que o povo pedia era certo, afinal temos mais de 5 cursos em tempo integral e não temos Restaurante Universitário e blábláblá, enfim... aí já emendamos greve com férias de julho e vamo que vamo!

Provas do primeiro semestre + início do segundo semestre tudo de uma  vez... recebemos o calendário com altas provas dia de sábado e tals... beleza.
Comecei a ir atrás do Teste de Proficiência do idioma né, que no caso do Espanhol é o DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera → http://diplomas.cervantes.es). O programa de intercâmbio requeria nível intermediário do idioma, mas todas as Universidades requeriam nível B2 - Avançado como pré-requisito, então lá vamos nós fazer a prova de avançado, que estava marcada para o dia 23 de Novembro e que, obviamente, é o tipo de data que não se pode mudar, veja bem...

É claro que tínhamos uma prova marcada pra esse dia, 23 DE NOVEMBRO SÁBADO pelo amor de Deus! Fui lá falar com o professor e ele disse que eu só teria direito à prova substitutiva (oral) caso eu apresentasse justificativa médica, seguindo as normas da lei (doença infecto-contagiosa, atestados para mais de 7 dias ou gravidez). Eu não tinha nenhuma justificativa médica então eu tinha duas opções:
a) arranjar um atestado médico na ilegalidade ou;
b) falar com a minha turma pra mudar a data da prova
(Uma data de prova só muda se 100% da sala concordar e assinar um papel)

Eu não tava muito afim de ter problemas legais comomeuorientadorcoordenadordamatéria então fui inrrenua falar com a sala pra ver se né, a cooperação, o espírito de coleguismo e tudo mais me ajudaria...
Não. É claro que não.
Aprendam uma coisa: NUNCA deixem pra depender de alguém, porque NINGUÉM vai te ajudar.
Salvo azamiga e pessoas justas que vão pro céu <3

Além de me fazerem de palhaça (porque falar que não vai ajudar na minha cara ninguém falou, mas por motivos absolutamente ridículos não quiseram me ajudar), fizeram a professora que caridosamente se dispôs a mudar a data da prova de palhaça e eu ainda tive que escutar um "ué, intercâmbio não faz parte da graduação, se ela quer fazer essa prova ela que perca a prova de microbio e arque com uma RR depois!"
Pois é, pois é, pois é...

Mas graças a Deus ainda existem pessoas de coração bom e, como eu já tinha feito a inscrição na prova (e morrido com R$ 288,00 + passagens pra São Paulo porque a inscrição tinha que ser feita pessoalmente!) a professora me deixou fazer a prova em outro dia e ainda ficou p*** com a sala por causa da palhaçada que fizeram. BEM FEITO, tinham mais é que se ferrar, cada um que quis me prejudicar!

Bom, passou o tempo e eu só podia esperar... até que chegou o dia da prova. Só que eu tinha que receber uma carta com os dados (local, horário, documentos, etc etc) pra fazer a prova no Instituto Cervantes de São Paulo e na véspera da minha viagem eu ainda não tinha a porcaria da carta. Desespero.
Lá fui eu ligar no Cervantes pra ver que que tinha acontecido e, segundo a moça, eles tinham postado a carta dia 11/11 e nada... já era dia 22/11... daí vi que os Correios estavam em greve por aqui... maas até aí tudo bem, a moça me mandou a carta por email, tudo certo.

Fui pra SP, fiquei no apto da titia Sônia querida <3 que fica perto do metrô pra no dia seguinte de manhã cedinho ir pra Paulista fazer a prova. Tava uma chuva! Mas beleza, achei fácil o prédio (perto ali da praça Oswaldo Cruz) e fiquei lá esperando... esperando... escutando Thalía pra acalmar os nervos...

Deu o horário e entre pra fazer a prova. MANO que nervoooo! Primeiro eu não vi que as cadeiras tinham nossos nomes, tipo vestibular, e sentei no lugar errado, só então fui atrás do meu lugar, bem na frente da mesa do fiscal... fiscal este que era espanhol, um cara no mínimo medonho, que falava um espanhol que eu não entendia bulhufas! (mas também, quem entende os espanhois falando? maior sotaque feio...)
Gelei né gente, achei que não ia conseguir. Mas até que a primeira parte da prova foi de boas, tava fácil até. Depois que entreguei lembrei que "árbol" tinha acento e eu não tinha colocado e quis morrer. Mas eu não podia morrer porque ainda tinha a parte de "speaking" da prova.

Nervoso nervoso nervoso nervoso, Jesse & Joy, Ha*Ash e os mexicano tudo eu escutei até que me chamaram. Bom, primeiro me deram 3 folhas com 3 temas diferentes e eu tinha que ir numa outra sala, escolher 2 temas e escrever sobre eles, tá né.
Escolhi 2 temas e comecei a escrever, só que eu enrolo MUITO pra escrever (nem deu pra perceber né?) e tava na metade do primeiro tema quando me chamaram. Eu disse que não tinha terminado e me deram mais 3 minutos (nooooooossa hein). Daí me chamaram de novo e eu fui. Tremendo.

Sentei na frente da moça e o espanhol medonho ficou atrás de mim ~apenas observando~ a moça começou a falar comigo toda fofa né tipo hola que tal...
"¿Por qué estás haciendo el examen?"
"¿Qué?"
"¿Por qué estás haciendo el examen?"
"Perdón, ¿puedes hablar más despacio, por favor...?"
...
...
...
Lágrimas. MANO, comecei a chorar compulsivamente! Eu não conseguia parar! Na minha cabeça só passava "MANO VOCÊ FALA QUE SABE ESPANHOL MAS NÃO SABE P*** NENHUMA, PRESTA ATENÇÃO, SEU SONHO DEPENDE DISSO, VAI, RESPONDE CERTO!" e eu chorava, chorava... daí o espanhol medonho foi buscar um copo de água pra mim e nessa hora ele deixou de ser medonho <3 daí a moça "pero por que estás llorando? no tienes porque, estabas hablando muy bien..." e eu BUÁÁ´´AÁÁ, daí o espanhol não-tão-medonho voltou e falou "no llores, yo estaba en tu aula, fuiste la primera a terminar y te saliste bien, no te preocupes, tranquila..."
Tá, parei de chorar. Que palhaçada era aquela? Enxuguei as lágrimas e continuei:
"Estoy haciendo el examen porque quiero estudiar en México, es mi sueño..." e daí tudo fluiu <3

Uma das "perguntas" era pra falar de um livro, daí eu pensei, pensei, e decidi falar do "Como Água Para Chocolate" (que na hora virou Chocolate porque eu tinha esquecido o nome todo), da Laura Esquivel. Li esse livro no Ensino Médio e AMEI, sério gente, é lindo! Daí fiquei debatendo sobre a história com a moça, que disse gostar muito do livro também...

Terminada a parte oral, perguntei pra moça se meu choro ia atrapalhar minha avaliação e ela disse que não. Menos mal. Saí de lá lindamente...

Cheguei no final da praça, quase no shopping paulista quando começou a chover. Fui abrir meu guarda chuva e... CADÊ MEU GUARDA-CHUVA???
Claro, ÓBVIO que eu tinha esquecido lá no Cervantes... e dale andar na chuva o caminho de volta, subi lá e vi o espanhol medonho
"Hola, me puedes ayudar? Olvide mi paraguas..." "NO SOLO TU PARAGUAS NENA, OLVIDASTE TU IDENTIFICACION Y ESO ES LO MÁS IMPORTANTE!!"
É, eu tinha esquecido o guarda-chuva e o RG QUE É O MAIS IMPORTANTE!

Poxa, tomei comida de rabo do espanhol medonho, gente :(

Se você chegou até aqui, é um guerreiro!
Merece um bolo da Palmirinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário